Verão, férias e praia....
Tá certo que normalmente minhas férias sempre são curtas e aproveitando viagens de trabalho, mas tudo bem. Como qualquer montanhista fanático, sempre quero aliar a diversão de minha família com minhas escaladas. Sempre acabo procurando praias que estão perto de montanhas ou falésias. Santa Catarina é o local ideal, praias lindas com otima infraestrutura e o melhor: paredes para pratica do montanhismo.
Bombinhas é uma praia conhecida por praticantes principalmente de mergulho, mas oferece para nós montanhistas no Canto Grande o Morro do Macaco e o Mirante com vias esportivas e vias moveis. Camburiu tem o Morro do Espinhal com vias até 100m, na praia brava com o setor Morcegos e suas vias esportivas e o Morro do Boi (na realidade esse point eu não conheço). Em Floripa temos a morro da cruz com varias vias bem no centro da cidade, mais deslocado e no continente a Pedra Branca com vias mais tradicionais e com um visual da Cidade de cair o queixo, e na Barra da Logoa com bolders, falésias e mais de 40 vias esse foi agora meu destino escolhido.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuY6Th-_6fRISTixQLze8Lh_KyQZs9saRmizS3OALVDQOIgSq3gs6uzgPY5ndxoII_owhKeA-H5o8lePAdglHJ_2FRtB3hGkUQ5ovIZhXpE_E9Rb0NiywFP4Fo03FcV-IzI9OqhdijLqJH/s320/Floripa+2010+004.jpg)
Caminho p/ a escalada em dois Setores
Peguei informações no site do ACEM (Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo) http://www.acem.org.br/ . Apesar do Site explicar bem como chegar lá, a trilha é meio confusa perto das vias, tem muita erosão e gramados que perdem a marca da trilha e ainda para ajudar acabei cometendo o erro de ir de chinelo. Mas sofrimentos a parte, o local é fascinante a rocha é ótima com a opção ainda de dois setores bem distintos. O Setor 2 é o mais próximo e com mais vias, tanto vias grampedas como vias em moveis, mas não cheguei a escalar aí.
Estava sozinho e queria uma coisa mais trabalhada e emocionante, fui para o Setor 1. Ele é um pouco mais longe, porem suas paredes são maiores com uns 100m de altura, e vias de 2 e 3 cordadas. Em solitário não costumo me ariscar muito entrei na via mais clássica do local a Tardes de Outono (5º grau), com uma grampeação recente e próxima uma das outras é uma otima opção para iniciantes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUb0-RoAerEHFefIbrFyvG32tCJFvkIzzX5xj2Tavw3IdU9WEdyW5G64vKxgsjCeSv4awOMX189sYO4XtIY7N5SLtA-BMTjfV7bnj42_DQP_4i-9lmoX3POHnau-wCQDfsmrU4tpnUTJ2a/s320/Floripa+2010+010.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHnmCdWs9KsXNyhzyH2jkzdOTP5LA6COF3PZg0UhLkDeXceWWXzHx5CRzJG6ozTNrdjzZBw3YDvyU1QEcW6p-8rJCpYLc1mqnopi9nYHEocRnKC-VzfpRAvUW9jX6WZHFY3ohxcP441P_v/s320/Floripa+2010+009.jpg)
A via tinha lances de agarras e aderências, muito bem segura e uma dica ótima de diversão certa. O visual de praia e mar torna mais prazeroso os momentos nela. Na cidade dos Ventos não poderia faltar a famosa brisa, por sinal estava bem forte, pois os dias anteriores havia chovido muito. Fiquei contente pelo tempo ter dado uma trégua e nem pensei duas vezes para ir para lá.