terça-feira, setembro 22

Cajon del Maipo - Santiago - Parte 01


Em Janeiro de 2008 tinha em mente escalar minha primeira alta montanha. Pesquisei muito na Internet sobre montanhas com mais de 5000m e guias para me levar ao cume. Até cheguei a mandar um e-mail para o site alta montanha para perguntar que montanha seria interessante para minha primeira experiencia no ar rarefeito. Acabei por concluir que iria para o Chile e escalar o Cerro el Plomo 5424m.



Cerro El Plomo 5424m


Entrei em contato com uma empresa chamada Bajo Cero (Escaladas Guiadas, curso de gelo...) e falei com Cristóbal para me incluir em uma expedição ao El Plomo. Maldito o dia que fiz isso. Ele marcou a data da escalada e passou o valor (U$ 500,00), a todo momento falava para mim ficar tranquilo com os preparativos, até me indicou um hotel para ficar em Santiago. Cometi um erro fatal, não fiz nenhum plano B para eventuais transtornos. Falei com ele a quatro dias anteriores a viagem e esta tudo ok (passagens, hotel, dólares), no dia anterior a viagem eram 22:00hs quando liguei apenas para confirmar aonde ele me pegaria para irmos a montanha , acreditem ele me falou que a expedição havia sido desmarcada e que se eu quisesse ir até lá teria que pagar U$2.000,00. Bom meu avião sairia as 7:00 da manhã, quase mandei ele para P..., pois estava muito encima para desmarcar a viagem e desfazer toda minha mochila . Fui dormir essa noite desolado e sem perspectiva nenhuma de que ia fazer ou enfrentar por lá.


Chegando em Santiago, logo fui abordado por taxistas picaretas que queriam me cobrar $ 50.000,00 pesos para me levar até o centro de Santigo. Estava meio desiorentado com a cotação e realmente ñ sabia se aquilo era caro ou não, mas desconfiei dos malandros e sai fora. Fui até outro taxista fora do saguão e paguei apenas $12.000,00 pela viagem. Puxa até agora só tive impressões péssimas dos Chilenos.


Saguão do Aeroporto de Santiago


Fui para o Hotel que o tal Cristobal havia me indicado, bem no centro de Santiago, na av. Vicuña Mackenna. O hotel era muito simples (nesses prédios antigos) não tinha nem recepção, apenas um escritório que ficava aberto poucas horas do dia, mas acabei ficando lá, pois estava cansado para procurar outro. A noite fui descobrir que o aquecedor não esta funcionando (banho gelado) e não havia ninguém para eu reclamar.



Funicular no Cerro San Cristobal


Santiago é uma cidade bem turística eles tem até um Passeio parecido com o Pão de Açúcar, é o Cerro San Cristobal , para subir até o alto vc vai de funicular (uma espécie de bomdinho) lá tem uma igrejinha com as paredes em pedra toda esculpida e um visual espetacular da cidade inteira. Para descer usei um teleférico que passa por alguns morros até chegar no lado contrario da entrada principal do Cerro.



Estação do Teleférico no Cume



Lá entrei em contato com outras empresas de montanhismo e no tempo que eu tinha para ficar não tinha nenhuma expedição que me interessasse. Eu vi que realmente teria que fazer minha expedição solo. Fui até um shopping (Mall Sport) de Esportes, para comprar alguns equipos e pegar informação de locais que eu poderia escalar. Esse shopping é sensasinal, coisa de primeiro mundo, não conheço nada parecido nem em São Paulo e no Rio. A loja que eu comprei se chama ANDESGEAR, com um visual bem moderno e recheado de materiais para escalada em rocha, gelo e alta montanha.


Mall Sport

Interior do Shopping - Academia de Escalada


Interior do Shopping - Piscina com ondas artificiais

Essa visita foi ótima pois o vendedor me vendeu um guia bem completo e me deu varias opções de passeios na cordilheira. Me defini por ir até a Região de Cajon del Maipo, esse região é tão grande que dentro havia vulcões, montanhas e até um parque chamado Monumento Natural El Morado. Vale também citar aqui o Parque Florestal, bem no centro de Santigo, com um visual lindo, com jardim e fontes, alem de construções antigas em meio a parede rochosa.



Parque Florestal



Interior do Parque



Continua......

Um comentário:

  1. Opa!!!

    É o Hilton do Altamontanha.com!

    Realmente, o povo chileno é muito capitalista... Existe algumas opções boas por lá, mas ultimamente ta difícil de encontrar.

    Agora to curioso com a continuação dessa história hein!!!

    :)

    Abrazos!

    ResponderExcluir