sábado, junho 12

Escalada em Rocha na Colombia

Faz um ano que conheci Jaime Paba, que tenho sido meu atual companheiro de escaladas. Jaime é colombiano, quase brasileiro pois já mora por aqui ha uns 15 anos, apesar de ter um sotaque ainda bem acentuado. É um escalador de 39 anos mas que começou a escalar a apenas 4 anos.
Nesse pouco tempo virou montanhista de corpo e alma, escalando sempre em São Luiz do Purunã (setor 1 , setor 2 e setor 3) , Anhangava, Morro do Canal. Também já tem em seu curriculo alguns treking e escaladas na Argentina, Colombia e Equador.

Mas na realidade quero mostrar umas fotos de escaladas no seu país natal. Jaime esteve no final do ano visitando sua família e aproveitou para escalar por lá com seu amigo Xanxerense Daniel Covatti (também morador de Curitiba).
Nessa viagem esteve no Equador escalando em Alta Montanha o vulcão Cotopaxi (5.987 mt) e Chimborazo (6.310 mt) que logo, logo, postarei essa viagem.



Paredão do Canyon do Chicamocha , 50 km de Bucaramanga

Nessa parede predominam mais escaladas esportivas e conforme relatos de nossos amigos, muito exigentes. Vale lembrar que na Colombia a graduação é baseada pelo mesma aplicada nos Estados Unidos.


"Subete la pata" 5.12b



"Subete la pata" 5.12b


"Subete la pata" 5.12b


"Subete la pata" 5.12b




Paredão em Suesca, 1h 30 da Capital Bogotá. Mais de 300 vias de escalada.


5.11 (não soube informar o nome)



5.11 (não soube informar o nome)


"Mataron a Gullich" 5.11a

Parque de escalada La Mojarra (a tilapia). Ao redor de 100 vias de escalada, a maioria delas esportivissima de todos os graus. Arenito e de facil acesso. Escalavel o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário