Como falar de nossas serras e montanhas e não falar da Montanha mais conhecida e famosa de nossa serra o MARUMBI. O Marumbi é um conjunto de montanhas (Esfinge, Ponta do tigre, Abrolhos, Olimpo, Torre dos Sinos, Boa Vista, Facãozinho e Rochedinho) e é muito conhecido pois fica no caminho dos trilhos do nosso famoso trem Curitiba-Morretes, ao qual todos os anos é visitado por milhares de visitantes.
Alias na estação você tem um visual impressionante do conjunto, com o Abrolhos em evidencia e até dando uma falsa sensação ser a maior montanha do local. Mas a maior montanha e o ponto mais visitado no local é o Olimpo com seus 1539m, foi durante muito tempo considerado a maior montanha do Paraná.
Fui a primeira vez para o Marumbi a 20 anos atraz de lá para cá subi e escalei pouco essa montanha. Mas é uma montanha com trilhas em meio as suas paredes com visual impressionante e vias de escaladas famosas por suas esposição e dificuldade. Lá tem vias famosas como Los Encardidos com 430m VIIIa A2 e vias lendárias e que eu saiba nunca repetidas como a Pavor no Paraíso (com esse nome dá até medo) do famoso Bito Meyer.


para se refrescar na descida do Olimpo



O Marumbi é tão conhecido e popular que se fizer uma pequena pesquisa na internet você terá varios relatos e sites com informação, alem é claro de duas publicações importantes que descrevo abaixo. Mais informações você pode encontrar no http://www.altamontanha.com.br/ e para comprar os livros pode acessar o site da http://www.territorioonline.com.br/ e se quiser ler mais sobre o Marumbi e a trilha do Itupava que também passa pela montanha acesse o blog de meu amigo Guilherme (mamguabinha) http://www.trilhaitupava.blogspot.com/ .
As Montanhas do Marumbi

Farofa é um marumbinista (como eram conhecidos os escaladores paranaense antigamente) apaixonado pelo Marumbi e uma figura carismatica e conhecida do local.
Guia de Escalada do Marumbi

Chiquinho é um dos melhores escaladores do brasil, muito respeitado e com muita vias conquistadas no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário